sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Weims Urbanos



Entre os nossos passeios preferidos, encontra-se o passeio diário que fazemos no Parque das Nações, ao principio da noite.

Por aqui os Weims correm, sobem e descem pequenas montanhas, apanham bolas perto do court de ténis, conhecem novos amigos e socializam com os já conhecidos.
Sim, porque isto de ter dois cães com elevado nível energético não dá para nos ficarmos pelo parque perto de casa. O qual há medida que estes têm vindo a crescer, têm de igual forma vindo a ficar cada vez mais pequeno. Tanto porque eles precisam de correr cada vez mais, tanto porque é preciso saciar o ímpeto de explorador dos Weims.
Mas não são só os Weims que desfrutam deste passeio. Eu sou fan!

Sou fan daquela calma ao fim de um dia de trabalho, das paisagens semi-urbanas ou semi-campestres. Gosto de apreciar o design paisagístico com que os desníveis no terreno foram concretizados. De descobrir visões de um horizonte que julgava já conhecer de cor.
Sou fan de poder observar os Weims a brincar num espaço, que por vezes, parece só deles. Onde não tenho que me preocupar se a Senhora Y tem medo de cães, se o Senhor T traz um cão agressivo ou se a criança I vai correr para os cães!

Por acaso temos sorte. Temos em redor da nossa residência várias opções para passeios.
Ultimamente até temos um grupinho – cada vez maior – de amigos que se reúnem Domingo ao final da tarde para dar um último exercício longo aos seus cães, antes do início de mais uma semana.

Mas gostava de ver melhor parques, ou talvez, parques exclusivos para cães. Como aquele que temos perto de casa. O mesmo onde Domingo ao final do dia brincamos.
Onde os cães podem correr em segurança e onde não é necessário preocupar-me com o lixo feito pelos humanos. Os bolos semi-comidos caídos no chão e todo um sem número de coisas que os Weims gostam de “caçar” pelas ruas urbanas.

Até porque quando se proíbe os cães de andarem à solta – sem o açaime – quando se limita a entrada de cães em certos parques, deveria – no mínimo – de haver alternativas.
Gosto de passear com os Weims. Ponto final.

Quando durante o verão pensava “Isto no Inverno vai doer”, a verdade é que não doí nada!
Adoro apreciar a paisagem outonal, as noites de nevoeiro que dão aos Fantasmas Cinzentos (alcunha oficial da raça Weimaraner, devido à sua pelagem cinzenta) um ar ainda mais fantasmagórico!

1 comentário:

Van Dog disse...

Passeios, sim! Sim!